Quem sou eu

Minha foto
Poeta - escritor - cronista - produtor cultural. Professor de Português e Literaturas. Especialista em Estudos Literários pela FEUC. Especialista em Literaturas Portuguesa e Africanas pela Faculdade de Letras da UFRJ. Mestre em Literatura Portuguesa pela UFRJ. Nascido em Goiás, na cidade de Rio Verde. Casado. Pai de três filhos.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Poesia: Percursos - Erivelto Reis

PERCURSOS


Erivelto Reis


Quando disseram que haveria paz,

Hastearam bandeira, declararam trégua

Não tomaram água, não esticaram trena,

Não mediram, nem pesaram nada...

Pensavam apenas que a paz estava selada.



Havia fronteiras: foram respeitadas

Havia prisioneiras: foram libertadas

Havia muitas perdas: foram pranteadas

As crianças órfãs: foram adotadas

As cidades-sede: foram reorganizadas.

As bandeiras rotas: foram costuradas.

Deram-se as mãos: suas orações e preces

Foram entoadas de olhos para o céu.



Os resultados pareciam incríveis.



Atiraram mísseis, bombas e projéteis

Mataram em dobro, poluíram mais,

Destruíram a arte,

Erigiram estátuas aos cânones ditatoriais,

Ergueram mausoléu...

Mantiveram a paz.

Translúcida, intocável,

Inexpugnável apenas no papel.



2 comentários:

  1. ANTOLOGIA DEL’SECCHI VOL. XX II
    ANTOLOGIA LITERÁRIA INTERNACIONAL
    END: Rua Professora Nina Berger Gonçalves, 180 – Bairro Mancusi.
    Vassouras –Estado do Rio de Janeiro- Brasil - CEP. 27700-000
    Tel: (24) 2471-1952 - Cel. (21) 9458-4949
    E-mail: antologiadelsecchi@oi.com.br http://delsecchiantologia.blogspot.com/
    http://robertodelsecchi.blogspot.com www.orkut.com.br/comunity.aspx?cmm=45592618

    CONVIDANDO

    A Antologia Literária Internacional Del’Secchi, volume XXII. Obra que reúne poetas, escritores e livres pensadores. Comemoramos com sucesso a edição XXI, na qual contamos com a presença de 170 autores e 288 páginas. Em nossas sucessivas edições contamos com a presença de 1400 participantes. Alguns tornaram efetivos acompanhando-me desde o primeiro volume. Ao participar o autor torna-se membro efetivo da Fundação Cultural e Internacional Del’Secchi. A cada edição nossa tiragem é de 5.000 exemplares, com lançamentos em várias cidades e estados.
    A Antologia tem como objetivo, possibilitar o intercâmbio entre autores, ensejar a todos, os encantos do universo das letras, divulgar autores mostrando suas obras e tornando-os conhecidos. Sua obra e currículo de participação nesta edição estarão em 5.000 exemplares e será enviada para vários países como Itália, França, Suíça Portugal, Marrocos, Cuba, Argentina e é encontrada também em livrarias de New York e Paris. Estarão também em várias universidades, bibliotecas e escolas brasileiras, a exemplo de nossas edições anteriores. Em cada página cabe um texto de 30 linhas, incluindo eventuais espaços em branco. E você receberá em retorno 05 exemplares de antologia por cada página ocupada. O valor de cada página é de R$120,00 que pode ser depositado em conta poupança do banco Bradesco 6674165-6 agência 1632-2 e envie o comprovante. O tema é livre e você poderá participar com o número de páginas que desejar, em versos ou em prosa, contos e crônicas. Envie também uma breve informação curricular de 30 palavras e seu endereço para a publicação. Faça a remessa do seu texto em carta ou por e-mail até 30 de março.
    Aguardo sua resposta a este convite, pois assim teremos a oportunidade de estreitarmos os laços de uma forma fraterna e literária amizade.


    Roberto de Castro Del’Secchi

    Membro efetivo das Academias de Letras de Engenheiro Paulo de Frontin/RJ; da Associação de Letras de Mendes/RJ; Academia de Letras de Vassouras/RJ; membro correspondente das Academias: Itajubense de Letras/MG; da Academia Poços-Caldenses de Letras/MG; da Academia de Letras Rio Cidade Maravilhosa /RJ; da Academia Literária Gaúcha-( ALGA) – da Academia Cabista de Letras – RJ; Da Artpop de Cabo Frio-RJ, e do Instituto Internacional de Cultura e Letras de Juiz de Fora - MG, Sócio honorário da Academia Patiense de Letras/RJ; entre outras. ..

    ResponderExcluir
  2. Que poesia magnífica! Quanta inspiração! Ela é simplesmente ma-ra-vi-lho-sa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Parabéns

    O indivíduo é assim mesmo. Na maioria das vezes nos surpreende de uma forma mais tenebrosa...

    ResponderExcluir